Acadêmicos

DÉCIO TORRES CRUZ

Acadêmico Fundador

Número Cadeira: 0 / Patrono:

Décio Torres Cruz nasceu em Sátiro Dias, Bahia e hoje vive em Salvador. Filho de Irineu José da Cruz e Durvalice Torres da Cruz, é crítico literário, ensaísta, poeta, contista, professor, pesquisador, tradutor, tendo sido ator e diretor de teatro. Ocupa a Cadeira 19 da Academia de Letras da Bahia, a Cadeira 2 da Academia Contemporânea de Letras de São Paulo, e é membro da Casa do Poeta de Alagoinhas (Caspal). Além de poemas e contos, publicou vários livros sobre diferentes temas e contribuiu para pesquisas acadêmicas nas áreas de estudos de adaptação, linguística aplicada, estudos culturais, análise do discurso, estudos pós-coloniais, línguas inglesa e portuguesa, ensino de inglês, estudos de cinema, literatura, teoria literária, metodologia, estudos shakespeareanos, metodologia e tradução. Ex-bolsista da Fulbright, obteve seu Ph.D. em Literatura Comparada na State University of New York (SUNY) em Buffalo, EUA. É mestre em Teoria da Literatura, especialista em Tradução e bacharel em Letras/Língua Estrangeira, com concentração em língua e literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fez Pós-doutorado na Inglaterra, com bolsa do CNPq. Contribuiu por muitos anos como ensaísta e articulista para o Caderno Cultural do Jornal A Tarde e atualmente colabora como articulista do Caderno 2 deste jornal e mantém a coluna literária “Entre prosa e verso” no portal Entretextos. Escritor premiado, foi vencedor de diversos concursos literários, como: Concurso de crônicas “Um rolê pelo Rio” da Cátedra Unesco de Leitura do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (2022); Concurso de Poesia da Academia Carioca de Letras (Rio, 2023); Concurso da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP, 2024); Concurso Gonçalves Dias, das Éditions Cultive de Genebra (Suiça, 2024), dentre outros.


Bibliografia
Décio Torres Cruz já publicou diversos livros por importantes editoras no Brasil e também no exterior (Argentina, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Itália e em 2025 estará lançando livros em Portugal, Espanha e França).
É autor dos livros:
• A poesia da matemática (Ouro Preto: Caravana Editorial, 2024.
• La poesía de la matemática (Buenos Aires: Caburé/Caravana, 2024).
• O mistério do caderno antigo (contos) (Rio de Janeiro: Zit Editorial, 2025, no prelo).
• Histórias roubadas (contos) (Guaratinguetá, SP: Editora Penalux, 2022).
• Paesaggi interiori. (poemas) Trad. Daniel Fonnesu. Soresina, Itália: Edizioni WE, 2022.
• Paisagens interiores (poemas) (São Paulo: Patuá, 2021).
• The Cinematic Novel and Postmodern Pop Fiction: The Case of Manuel Puig (Amsterdã; Filadélfia: John Benjamins/FILLM UNESCO, 2019).
• Literatura (pós-colonial) caribenha de língua inglesa. (Salvador: Edufba, 2016).
• Postmodern Metanarratives: Blade Runner and Literature in the Age of Image (London; New York: Palgrave Macmillan, 2014).
• English Online: Inglês Instrumental para Informática. (São Paulo: Disal, 2013).
• Idea Factory: 100 Games and Fun Activities for Your English Class (edição bilíngue, coautoria de A. Oliveira). (Salvador: Edufba, 2012; 2013).
• O pop: literatura, mídia & outras artes. (Salvador: Quarteto; Eduneb, 2003; 2013).
• Inglês para Administração e Economia (co-autoria de A. Oliveira). (São Paulo: Disal, 2007).
• Inglês para Turismo e Hotelaria. (São Paulo: Disal, 2005).
• inglês.com.textos para informática (coautoria de Rosas e Silva). (São Paulo: Disal, 2001; 2003; 2006).
Além desses livros, publicou vários poemas, contos e traduções em coletâneas e dezenas de artigos e capítulos de livros em português e em inglês nas áreas de estudos de adaptação, análise do discurso, comunicação, estudos comparados de literatura e cinema, estudos culturais, estudos pós-coloniais, estudos shakespearianos, linguística aplicada, língua inglesa e portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, literaturas de língua inglesa, metodologia do ensino de inglês, metodologia da pesquisa, teoria literária e tradução, áreas nas quais atuou como professor e pesquisador.