Acadêmicos

Nivânia Carvalho Rocha da Silva

Acadêmico Fundador / Acadêmico Efetivo

Número Cadeira: 0 / Patrono:

Nasceu em Puxinanã, município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Atualmente reside no Rio de Janeiro e se diz uma Paraioca!
Professora, Escritora, Cordelista e Produtora Cultural pela Agência Articule, Graduada em Pedagogia – Administração e Supervisão; em Letras/Literatura e Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atua na Rede Municipal e Estadual de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.
Nasceu com agenesia na mão esquerda causada por um medicamento chamado Talidomida, deficiência que deu origem ao seu primeiro livro.
Casada, mãe de apenas cinco princesas (Priscilla, Amanda, Sabrina, Ylenifer, Andréia) e um belo príncipe (Luiz André); cinco netos: Anastácia, Noah, Kayn, Kalista e Zayn. Tem seu tempo dedicado à família, a Igreja Salesiana Santa Bárbara onde fez votos como Salesiana Cooperadora, a Direção da Escola Municipal Luís de Camões, ao Instituto de Educação Carmela Dutra, como professora regente e as atividades culturais.
Seu conto e sua poesia sofrem influências de três notáveis escritores: Patativa do Assaré (1909 -2002); Augusto dos Anjos (1884 – 1914) e Ariano Suassuna (1927 – 2014)
Lançou seu primeiro livro VOCÊ QUER UMA MÃOZINHA? INCLUINDO, INTEGRANDO E TRANSFORMANDO na Bienal do Rio em 2009 pela Editora Litteris, considerado como melhor livro infantil em 2011 pela Academia de Letras de Goiás. Participou de diversas Antologias como: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DO BRASIL; Mil poemas para Gonçalves Dias; Nossa História, Nossos Autores. Ganhou o prêmio de 1º lugar como melhor intérprete no 31º Ciranda de Poesia no Rio de Janeiro. Em 2011 lançou o livro CICATRIZES pela Editora ABOVE. Em 2015 lançou o livro PEDRO TROPEÇOU NUMA PEDRA, pela Editora Litteris. Em 2020, lançou publicou o seu mais novo livro: A TOCA DO GUAIAMUM, pela Chiado Books/Flamingo Edições. O lançamento oficial do seu livro estava previsto para o mês de abril na livraria Travessa em Botafogo mas, em virtude da pandemia, foi cancelado assim, como toda agenda prevista até o final de maio/2020, sendo lançado virtualmente através de live no Instagram no mesmo mês, e a partir daí passou a realizar Sarau Literário virtual semanalmente com grande alcance, quando também criou com sua família o Instituto Nina com o objetivo de atender crianças e adolescentes e incentivar a leitura e outras formas de expressões artísticas culturais.
Tornou-se Acadêmica da AILA - Academia Irajaense de Literatura e Artes em 2022. Neste mesmo ano, publicou o artigo Meu primeiro time é a família, no livro 21 Lições para Mulheres Empreendedoras, com outras vinte mulheres. Atualmente participa de diversos concursos literários e estará lançando um novo livro na próxima Bienal do Rio de Janeiro, cujo título será divulgado em breve.


Bibliografia
Você Quer Uma Mãozinha? Incluindo, Integrando e Transformando!
Livro que apresenta a escritora ao mundo literário de forma poética buscando tratar da inclusão trazendo seu olhar como pessoa com deficiência, valorizando o espaço escolar por ser um ambiente que atende uma diversidade de pessoas;

Cicatrizes - Livro apresenta pequenos contos baseado em fatos reais, que deixaram cicatrizes visíveis no corpo e invisíveis na alma;

Pedro Tropeçou numa Pedra - Conto baseado em fatos reais, relata a história de um adolescente que ao entrar no Ensino Médio, vivendo alguns conflitos familiares, acaba por fazer péssimas amizades que acabam por apresentá-lo ao mundo das drogas;

A Toca do Guaiamum - Livro escrito com muita rima, busca alertar a importância da preservação do meio ambiente, especialmente da espécie até então em extinção, o guaiamum, comum nos manguezais, buscando valorizar o diálogo, a paternidade e a diversidade.