Acadêmicos

Antônio César da Veiga

Acadêmico Fundador

Número Cadeira: 0 / Patrono:

- Acadêmico Imortal na Academia de Letras do Brasil-RS/Cadeira nº 158;
- Acadêmico Imortal da ABARS – Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul;
- Acadêmico de Letras e Artes de Portugal;
- Acadêmico na Academie Luminescence da Devoção às Artes, Ciências e Letras da França;
- Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires, promovido pela Literarte (Associação Internacional de Escritores e Artistas)
- O primeiro livro “Gente do Meu Bairro” foi adotado como leitura e estudo na Escola de Idiomas da Província de Pinar del Rio/Cuba;
- Participou na 68ª,69ª e 70ª Feira do Livro de Porto Alegre ;
- Finalista do prêmio da Academia Rio-Grandense de Letras 2022;
- Premiado no “II Concurso Carmem da Silva” realizado pela FURG (Universidade Federal do Rio Grande), e IFE (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) e fará parte da seleção de textos gênero crônica para compor o e-book "COM A PALAVRA, CARMEM DA SILVA".
- Compõe Coletânea do Prêmio Off Flip de Literatura (2024) no gênero CRÔNICA, que reunirá autores e autoras de todo o Brasil e do exterior.
selo@selo-offflip.net- Para conhecer Porto Alegre o livro “Gente do Meu Bairro” consta como opção de leitura aos turistas.
https://tinyurl.com/VejaPOA
- No âmbito das comemorações dos 500 anos de Luís Vaz de Camões, a Literarte Associação Internacional de Escritores e Artistas, o ICÉ- Instituto Cultural de Évora e a NALAP- Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal, representados por Izabelle Valadares, Pedro Dos Santos e Dom Nuno Barroso, organizaram o “10º Encontro Internacional de Culturas Lusófonas” onde fui homenageado com a Medalha “Florbela Espanca” de Honra ao Mérito.
- Recebeu a Comenda Evita Peron em Buenos Aires/Argentina através da “Mágico de OZ Empreendimentos Editoriais”, resultado do trabalho literário.
- Em setembro/2024 tem seu livro “Gente do Meu Bairro- Recordações” iniciando sua distribuição pela livraria “ Casa do Best Seller”, em Leiria/Portugal.
- O livro "Gente do Meu Bairro - Recordações" na Feira do Livro de Frankfurt 2024. A Feira do Livro de Frankfurt deste ano (16 a 20 de outubro) - Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão pelo honroso convite de incluir um texto da trilogia Gente do Meu Bairro na prestigiada Antologia Dante Alighieri e Convidados. É uma grande satisfação saber que o conto "A Máfia Italiana no Bairro" foi escolhido para compor essa obra, cujo lançamento está previsto para o dia 3 de abril de 2025, em Florença, Itália.
- “Selecionado” com o texto “Evilásio, o sonhador”, do PRÊMIO OFF FLIP de Literatura 2024 – CRÔNICAS no livro correspondente.
- A estatueta da comissão organizadora do “Prêmio Carioca de Excelência Artística”, que deveria ter sido entregue na cidade de Paraty, Rio de Janeiro, neste mês de outubro. Este prêmio é um reconhecimento significativo da minha destacada contribuição à literatura brasileira, bem como um tributo ao prestígio que meus livros têm conquistado ao longo dos anos.
- A apresentação do livro “Gente do Meu Bairro – Recordações” pela Editora luso-brasileira Mágico de OZ, autoria de ACésarVeiga para a editora chinesa Guangxi Normal University Press representa uma oportunidade marav- É emocionante perceber como a literatura pode transcender fronteiras, conectando pessoas de diferentes culturas por meio de histórias que falam ao coração. O fato de “GENTE do MEU BAIRRO – Recordações” ter sido recebido no Eugen Lovinescu Theoretical High School, em BUCARESTE/ROMÊNIA, através da presidente da Literarte (Associação Internacional de Escritores e Artistas) a escritora Izabelle Valadares, solidificando não apenas o reconhecimento do meu trabalho, mas também a força transformadora da literatura como linguagem universal para a obra e para a cultura brasileira ganharem ainda mais projeção internacional.
- O livro “Gente do Meu Bairro – Recordações” foi finalista do Prêmio melhor livro de Crônicas 2024 concedido pela Academia de Letras do Brasil/RS.






Bibliografia
- Escreveu três livros de crônicas: “Gente do Meu Bairro”, “Histórias da Gente do Mau Bairro” e “Gente do Meu Bairro – Recordações”.
- Gente do meu bairro: Os livros apresentam crônicas sobre o bairro Tristeza em Porto Alegre.
Para quem mora ou visita Porto Alegre, logo percebe o quanto a capital dos gaúchos tem as suas particularidades. Tudo fala em Porto Alegre. As praças parecem estar vivas de tantas histórias, as edificações, o pôr do sol no Guaíba, os bairros. E um desses emblemáticos bairros acaba de ter parte de suas histórias retratadas em forma de crônicas para as páginas de um livro, o bairro Tristeza. Localizado na zona sul às margens do lago Guaíba tem particular estilo de o sol se pôr e muitas histórias para contar.

A trilogia GENTE do MEU BAIRRO de ACésarVeiga, lançado até agora pelas Editoras Bestiário de Porto Alegre, Appris de Curitiba e Mágico de OZ de Leiria em Portugal, são um testemunho de uma época da cidade de Porto Alegre e o bairro Tristeza surge como elemento chave dessa comunhão entre a memória e a história. A obra traz crônicas sobre o bairro e imediações, suas memórias e parte da sua biografia. Estão escritos nessa compilação de histórias um mundo com vida própria. Personagens, lugares e reflexões atentas e instigantes pelo olhar lúcido do autor. Crônicas reais de suas vivências no bairro Tristeza, em que a memória acompanhada de um modo subjetivo aquelas experiências.
Com humor e aguçada ironia, ACésarVeiga transforma gente de uma época em personagens que gostaríamos de conhecer. Esse tom de conversa e despojamento associado a uma arquitetada forma de enumerar fatos em que a linguagem, costura o cinema da saudade, aquilo o que suas boas palavras testemunham. Em Gente do Meu Bairro tudo está nítido, explícito, e o maestro autor rege essa orquestra do coração para que o bairro Tristeza agora seja conhecido no mundo.