Bibliografia
- Escreveu três livros de crônicas: “Gente do Meu Bairro”, “Histórias da Gente do Mau Bairro” e “Gente do Meu Bairro – Recordações”.
- Gente do meu bairro: Os livros apresentam crônicas sobre o bairro Tristeza em Porto Alegre.
Para quem mora ou visita Porto Alegre, logo percebe o quanto a capital dos gaúchos tem as suas particularidades. Tudo fala em Porto Alegre. As praças parecem estar vivas de tantas histórias, as edificações, o pôr do sol no Guaíba, os bairros. E um desses emblemáticos bairros acaba de ter parte de suas histórias retratadas em forma de crônicas para as páginas de um livro, o bairro Tristeza. Localizado na zona sul às margens do lago Guaíba tem particular estilo de o sol se pôr e muitas histórias para contar.
A trilogia GENTE do MEU BAIRRO de ACésarVeiga, lançado até agora pelas Editoras Bestiário de Porto Alegre, Appris de Curitiba e Mágico de OZ de Leiria em Portugal, são um testemunho de uma época da cidade de Porto Alegre e o bairro Tristeza surge como elemento chave dessa comunhão entre a memória e a história. A obra traz crônicas sobre o bairro e imediações, suas memórias e parte da sua biografia. Estão escritos nessa compilação de histórias um mundo com vida própria. Personagens, lugares e reflexões atentas e instigantes pelo olhar lúcido do autor. Crônicas reais de suas vivências no bairro Tristeza, em que a memória acompanhada de um modo subjetivo aquelas experiências.
Com humor e aguçada ironia, ACésarVeiga transforma gente de uma época em personagens que gostaríamos de conhecer. Esse tom de conversa e despojamento associado a uma arquitetada forma de enumerar fatos em que a linguagem, costura o cinema da saudade, aquilo o que suas boas palavras testemunham. Em Gente do Meu Bairro tudo está nítido, explícito, e o maestro autor rege essa orquestra do coração para que o bairro Tristeza agora seja conhecido no mundo.